Dimensionamento
Nas edições anteriores, dissemos que ficaria inviável
estabelecer uma conexão para cada cliente, em função dos custos. Dissemos ainda
que, criando um ponto central (central telefônica), todos os assinantes teriam
acesso a central, através de um circuito e a central faria a comutação
(conexão) entre estes assinantes.
Imagine a seguinte situação: Você vai até a sua agencia
bancaria para realizar uma atividade qualquer no banco e ao chegar, você
encontra uma fila enorme. O que você faz? Aguarda, pacientemente na fila, ou
deixa para realizar esta atividade depois. Com certeza, esta decisão irá
depender de outras atividades que você tem para o restante do dia. Mas vamos
analisar esta situação:
Se você for embora, podemos dizer que o banco perdeu
o atendimento de um cliente naquele instante. Talvez você resolva o problema de
outra forma ou em outra agencia.
Se você aguardar na fila (geralmente única), você será
atendido, mas observe que várias pessoas que estão na fila de espera estão impacientes e algumas
destas pessoas podem “abandonar” a fila e desistir de realizar a atividade.
Coisas muito similares acontecem no sistema telefônico.
Na primeira situação, quando o banco “perdeu” o cliente, em telefonia, é quando
todos os recursos (canais) estão ocupados e o sistema não permite fila de
espera. O cliente não consegue o acesso ao serviço. Nestes casos, o cliente recebe o sinal de ocupado e poderá tentar
realizar a chamada novamente mais tarde ou então desistir de chamar (chamadas telefônicas são realizadas por impulso). A este
sistema se dá o nome de “Sistema de Perdas” que ocorre todas as vezes que o
cliente não consegue ter acesso a um recurso da central telefônica. Este é o
sistema mais comum e mais usado em telefonia.
A segunda situação, guando o cliente aguarda na fila, também
ocorre na central telefônica. Internamente na central, temos recursos com
funções específicas, tais como enviadores, receptores, que trabalham de forma
muito rápida e que não justifica “perder” uma chamada telefônica por falta de
alguns destes recursos. Como estes órgãos (recursos) da central são muito
rápidos, quando ocorre uma sobrecarga de chamadas sobre eles, a central cria uma fila
(geralmente do estilo FIFO – First In First Out), em que a primeira solicitação
da fila é atendida no momento em que o primeiro recurso deste grupo estiver
livre e o software responsável pela criação da fila, também gerencia a fila (verifica quem saiu da fila, quem chegou primeiro para colocá-lo em seu devido lugar, etc). A este sistema damos o nome de “Sistema de Espera”.
O matemático A. K. Erlang, citado no blog anterior, desenvolveu
uma fórmula para dimensionar cada um destes dois sistemas. Sendo que a fórmula “B”
de Erlang para o sistema de perdas é utilizado para dimensionamento de rotas, enlaces
internos, etc. enquanto a fórmula "C" de Erlang realiza o dimensionamento do sistema de espera.
O que eu chamo de recurso acima, se refere a àquele
elemento que o irá servir. Por exemplo, na situação do banco, os caixas eletrônicos
ou os caixas (pessoas) formam um grupo de atendimento à fila. Cada um destes
caixas representa um recurso. Note que um recurso nem sempre é 100% utilizado,
uma vez que, entre um atendimento e o próximo, sempre existe uma pequena folga para aguardar o próximo cliente.
Note também que o sistema de espera é mais eficiente do
que o sistema de perdas, visto que se houver demanda, as solicitações serão
atendidas sem desperdício de recursos, enquanto que no sistema de perdas, você
não consegue o mesmo desempenho (as chamadas chegam de forma aleatória e não são colocadas na fila). Muitas vezes uma chamada tenta acessar o sistema e segundos depois um recurso é liberado mas não há "ninguém" na fila.
Mas agora vem a questão de como dimensionar uma rota com
uma quantidade de canais, que satisfaça tanto a empresa como os clientes? Sim
porque não podemos superdimensionar a rota de forma que haja desperdício de
recursos (similar aos caixas de banco) e também não podemos subdimensionar a
rota com uma quantidade insuficiente que deixe o cliente impaciente. Abaixo então apresento uma definição de “Dimensionamento”
Compromisso de garantir a quantidade
necessária de recursos e/ou pessoas qualificadas no momento correto, para
atendimento ao volume previsto, com a garantia de qualidade e nível de serviço
desejado, ao menor custo possível!
Como este tópico de dimensionamento é muito longo,
retornaremos a ele na próxima edição. Abraços a todos.
Muito bom, tem tempo que foi postado mas ainda é útil hoje!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa...
Emperor Casino - Shootercasino.com
ResponderExcluirThe Emperor Casino is the febcasino largest casino in the world with more than 50 제왕 카지노 slots and poker games. 1xbet korean The atmosphere of the Casino is just as friendly