Vou tentar colocar aqui um pouco do conhecimento que possuo a respeito de tráfego telefônico. Esta experiência eu adquiri trabalhando durante muitos anos nesta atividade.
O que é Tráfego Telefônico?
A idéia de tráfego muitas vezes no leva a pensar em transporte. Transporte de cargas, de pessoas, carros e aviões transportando pessoas, etc.
Em tráfego telefônico, o transporte é de “informação”. Sendo esta informação transportada por voz, dados, documentos, vídeos, imagens, etc. de um lugar para outro, ou de um local específico, para diversos locais ao mesmo tempo.
Para entender um pouco a respeito disto, vamos fazer uma analogia com o tráfego de rua (urbano). Isto é similar ao tráfego observado nas rotas das empresas de telecomunicações. No tráfego de rua de um determinado centro urbano, temos, em determinadas ocasiões, uma quantidade de veículos, que transitam pelas ruas, muito superior a sua capacidade de escoamento. Este fenômeno ocorre, habitualmente, nos mesmos horários, nas mesmas avenidas e ruas, alguns dias com maior ou menor intensidade. Popularmente conhecido como a "Hora do Rush". Em telefonia, também temos estes horários, ao qual chamamos de "Horário de pico" ou "Hora de Maior Movimento" cuja sigla é HMM. A ANATEL define a HMM como o intervalo de uma hora, cujo volume de tráfego é mais intenso. A equipe de engenharia das empresas de telecomunicações trabalham com este valor de tráfego para dimensionar e redimensionar dada uma das rotas. Lembre-se que estamos supondo aqui que uma rua é similar a uma rota, ou seja, esta rua é um caminho que o transportara de um ponto A para um ponto B. Com relação a esta similaridade, há alguns pontos a destacar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário